quarta-feira, 30 de junho de 2010

RESUMO

RESUMO:

DAS SALAS DE AULA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Vani Moreira Kenski

 O texto da autora é um trabalho de pesquisa referente ao uso das tecnologias nas situações de ensino, reforçando a importância do planejamento pedagógico para o ensino presencial e a distância;
 Muitas mudanças aconteceram na educação com o surgimento dos meios tecnológicos – hoje alunos e professores tem contato com os mais diversos tipos de mídia;
 As mediações com os meios tecnológicos podem acontecer em ambientes presenciais e semipresenciais, uma vez que nem todas as atividades escolares aconteçam estreitamente nos espaços escolares;
 A formação educacional na modalidade a distancia não dispensa integralmente atividades presenciais;
 A utilização de meios tecnológicos em sala de aula, desde que o professor tenha as suas atividades bem organizadas e planejadas, com aproveitamento de atividade em mais de uma situação de ensino;
 Para assistirem um filme por exemplo é importante seguir três etapas:
1. Preparação previa dos alunos;
2. Observações feitas;
3. Sistematização das aprendizagens.
 Os meios tecnológicos ampliam os espaços da sala de aula e não dispensam a realização de planejamentos, no qual os alunos ganhem autonomia em relação as suas próprias aprendizagens , administrando os seus tempos de estudos, selecionando os conteúdos que mais lhe interessam e participando de todas as atividades;
 “O uso adequado das tecnologias em atividades de ensino a distancia, podem criar laços e aproximações bem mais firmes do que as interações que ocorrem no breve tempo da aula presencial”. (KENSKI, 2005, p. 73);
 A construção do conhecimento e as aprendizagens são mais significativas, quanto maior for o grau de interação entre os envolvidos no processo de educação;
 A sociedade e a pressão social principalmente a competitividade, fez com que muitas escolas manifestassem os recursos tecnológicos como um diferencial a mais para atrair novos alunos;
 A importância de integrá-los: recursos tecnológicos e processo de ensino;
 Os ambientes virtuais surgem como uma nova realidade criando novos espaços educacionais, despertando a criatividade dos envolvidos e oferecendo condições para a interação permanente entre os seus usuários;
 A interatividade, a hipertextualidade e a conectividade garantem o diferencial dos ambientes virtuais para a aprendizagem individual e grupal;
 As tecnologias são vistas como oportunidade para a escola impulsionar a educação de acordo com as necessidades sociais;
 A necessidade da reorganização escolar diante das novas políticas educacionais que se apresentam uma “reestruturação ampla” do currículo escolar;
 O professor é desafiado a saber lidar pedagogicamente com os mais diversos ritmos de conhecimento que os alunos apresentam hoje em uma sociedade moderna, competitiva e desigual;
 A segurança se dá através da formação educacional;
 O uso das tecnologias altera a relação professor-aluno;
 O professor precisa ter consciência de que sua ação profissional e de competência não será substituída pela tecnologia.

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