terça-feira, 22 de junho de 2010

RESUMO:

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Simone Carla Bozzeto
Sonia Marise Sales Carvalho (Orientadora)

As autoras acima citadas escrevem um artigo com o titulo já especificado no inicio desse escrito, refletindo sobre a utilização de recursos tecnológicos na educação infantil e a sua contribuição na aprendizagem de conteúdos. Em seu trabalho foram realizadas entrevistas com professores de educação infantil que consideram a tecnologia na educação uma ótima ferramenta para enriquecer as aulas, desenvolvendo habilidades em seus alunos.
De acordo com as autoras a utilização de recursos tecnológicos na escola é uma preocupação dos profissionais na área de educação, uma vez que esses equipamentos sejam “conscientemente” utilizados e incorporados nas atividades pedagógicas, porém um dos grandes desafios que se apresentam para os educadores é o de escolher qual o melhor recurso que se ajusta aos seus objetivos com a educação.
“A tecnologia é quase tão velha quanto o próprio homem” (Chaves, 1999), citado pelas autoras que ressaltam posteriormente que nem todas as tecnologias inventadas pelo homem são relevantes para educação, como a força física e o movimento pelo espaço, mas as tecnologias disponíveis hoje que aumentam os poderes intelectuais do homem, a sua capacidade de adquirir, organizar, armazenar, analisar, relacionar, integrar, aplicar e transmitir informações.
Nos dias de hoje, quanto o termo “Tecnologia na Educação” é empregada, a atenção concentra-se no computador, que segundo as autoras tornou-se o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes, sempre imaginadas em rede depois de descoberto a Internet e em poucos anos o computador estará na mesma categoria da fala humana, da escrita e do livro impresso, no qual a educação é inconcebível sem essas tecnologias.
As autoras afirmam ainda que será necessária uma mudança na postura do educador em seu trabalho cotidiano que repercute em estabelecer uma nova relação professor-aluno “na qual caminham juntos, a cada momento, buscando, errando, aprendendo.” (BOZZETO, CARVALHO). Ao professor cabe o papel de interlocutor privilegiado que incita, questiona e provoca reflexões, este precisa estar preparado para desenvolver competências para aprender a aprender e entre outras.
“A formação e atuação de professores para o uso das tecnologias na Educação é um processo que inter-relaciona o domínio dos recursos tecnológicos, com a ação pedagógica e com os conhecimentos teóricos necessários para refletir, compreender e transformar esta ação.” (BOZZETO, CARVALHHO)
As autoras afirmam que o uso do computador se faz necessário diante das exigências do mercado de trabalho e por nossas sociedades do conhecimento, no entanto é preciso que jovens formem-se no ensino médio com um conhecimento básico sobre a estrutura e o funcionamento das maquinas mais comuns, como os computadores que substituem uma parte de nossos pensamentos, ensinando tanto o que eles são e como usá-los, as suas utilidades e as suas aplicações e como podem ser utilizados, os seus efeitos maléficos e benéficos.
As autoras citam em sua pesquisa a “Pedagogia de Waldorf”, criada em 1919 por Rudolf Steiner, que afirma que a evolução humana é dividida em setênios (período de 7 anos):
No 1º SETÊNIO: a criança é extremamente aberta ao ambiente e está individualizando o seu querer; a educação deve basear-se exclusivamente no contato com a realidade, na imitação, na fantasia, e no ritmo; a criança espera um mundo essencialmente bom. A criança precisa de um professora-mãe. O 2º SETÊNIO: a criança entra na idade escolar e nesse período a criança passa a individualizar seus sentimentos e espera encontrar um mundo belo. A educação deveria ser apresentada artisticamente. Os professores deveriam ser generalistas. E no 3º SETÊNIO: época do colegial (ensino médio) e do ingresso na universidade, o jovem passa a individualizar gradativamente seus pensamentos, procurando um mundo verdadeiro. Nesse período os professores dever ser especialistas.
Segundo as autoras, quando a criança ainda é bem pequena, espera-se que ela esteja completamente integrada com o ambiente e com a fantasia, pois quando houve uma historia, ela cria imagens interiores daquilo que esta sendo contado.
A pesquisa de campo das autoras gera uma conclusão relativa as contribuições das tecnologias para as aprendizagens, onde as mesmas são eficazes quando há um monitoramento do professor diante das atividades dos alunos, ressaltando que as tecnologias quando utilizada como ferramentas auxiliares para as aulas afim de promover estímulos e interações sociais, ativam e estimulam muitos sentidos ao mesmo tempo, favorecendo as aprendizagens.

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